domingo, 2 de abril de 2017

Saiba como o Coaching Parental pode ajudar a relação pais e filhos


Que tipo de mãe/pai você é? Que tipo de mãe/pai você gostaria de ser?

Educar um filho não é uma tarefa simples e filhos não vem acompanhados de manual de instruções. A criação e educação dos filhos é uma tarefa complexa para pais, que muitas vezes se sentem desamparados, desacreditados, confusos e sem respostas sobre quais as melhores estratégias para as diferentes situações, sentindo-se inseguros e algumas vezes até culpados por suas próprias escolhas.
Entretanto, esses desafios existem justamente pela complexidade que é lidar com a especificidade de cada pessoa, seja ela criança, adolescente ou adulto. E que se tornam ainda mais intensas quando há dificuldades na busca por ajuda.

A dificuldade em buscar ajuda normalmente ocorre porque muitos pais tem a idéia de que devem saber como educar um filho e que buscar ajuda é sinônimo de fracasso; assim, acabam sobrecarregados, sentem-se frustrados e não conseguem alcançar os resultados que desejam. Outras vezes, e confesso que foi o meu caso, não buscamos ajuda porque não queremos que outra pessoa nos diga o que fazer, quando sentimos que nós é que devemos estar no controle.

Eu sempre quis exercer a minha maternidade com autonomia, mas entendo que para ter autonomia nas escolhas, precisamos, em primeiro lugar, ter consciência sobre nossos valores e de nossa intenção. Eu sou particularmente fã de uma frase do Cortella que diz que "uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço" e acredito que essa frase se aplica muito bem na relação pais e filhos. Quando passei a ter maior consciência sobre os meus valores, minha missão e propósito familiar, tudo passou a ganhar um novo sentido.

Somos constantemente bombardeados por uma infinidade de informações sobre como sermos mães e pais melhores, mas nenhuma delas nos ensina a parar, olhar para dentro de nós mesmas, olhar para os nossos filhos e escutar o que esta observação tem a nos dizer e a nos ensinar e este é o passo mais importante: nos conectarmos a nós mesmas e aos nossos filhos. 

Esta conexão se torna possível a partir do momento em que nos tornamos mais conscientes e presentes (física e emocionalmente) e é aí que entra o Coaching Parental.

O Coaching Parental é um excelente recurso para pais que desejam sentir-se mais confiantes no seu papel!

Mas, o que é exatamente COACHING PARENTAL?

O processo de Coaching Parental é muito semelhante ao Coaching em geral, mas as ferramentas utilizadas foram criadas especialmente para trabalhar as questões familiares e relações entre pais e filhos, e isso faz toda a diferença!

O Coaching Parental é uma metodologia específica que busca compreender como a família se movimenta e se organiza nas diferentes etapas do seu ciclo de desenvolvimento, desde o casal/indivíduo sem filhos, a espera do primeiro filho, casal/indivíduos com filhos pequenos, até casal/indivíduos com filhos adolescentes e adultos com o objetivo de auxiliar nas diferentes etapas e mudanças que se fazem necessárias.

É uma especialidade do Coaching capaz de auxiliar casais, mães ou pais a promoverem uma experiência prática de criação de filhos através da parentalidade consciente ao dar uma nova perspectiva para que os pais se conectem com os filhos e transformem a realidade das relações.

Através de uma escuta sem julgamentos, exercícios, técnicas e perguntas, o Coach Parental ajuda os pais a construírem novas relações com os filhos ou com o cônjuge, promovendo um impacto positivo em toda a família.

Um processo de Coaching Parental pode durar de 8 a 12 sessões, sendo que cada sessão pode ocorrer em 1h ou 1h30. As sessões podem ser semanais ou quinzenais, presenciais ou online.

O Coach Parental é um semeador de novas formas de viver a maternidade, a paternidade e as relações familiares.

Como o Coaching Parental pode ajudar a relação pais e filhos?


O Coaching Parental é particularmente útil onde existe estresse na relação; dificuldade em lidar com problemas na rotina familiar; perturbações nos comportamentos familiares; dificuldades escolares; dúvidas quanto à responsabilidade de papéis na família; rigidez do sistema educativo familiar; falta de comunicação; necessidade de orientação para as questões diárias que envolvem os filhos; entre outros motivos que envolvam o sistema familiar e a relação pais e filhos.

Através do Coaching Parental, é possível construir habilidades de comunicação; resolução de problemas e de conflitos; incentivar novas atitudes para práticas parentais positivas; desenvolver expectativas realistas entre pais e filhos; aumentar a confiança dos pais sobre a educação dos filhos; ajudar famílias a conquistarem objetivos; tornar o sistema familiar mais equilibrado entre as diferentes relações familiares; entre outros.

Entretanto, o Coaching Parental difere de muitas abordagens existentes na área da parentalidade, pois o Coach NÃO é o especialista que diz aos pais como agir. Através do Coaching Parental, o Coach estimula os pais no processo de compreender-se e conhecer-se melhor, bem como aos seus filhos e a encontrar as suas próprias respostas, o que torna o processo ainda mais efetivo.

O Coaching Parental tem grande efetividade justamente porque auxilia mães e pais, como eu e você, a encontrem em si mesmos os recursos necessários para promover e fortalecer uma relação mais positiva e satisfatória com seus filhos e demais membros familiares, realizando mudanças concretas na realidade da sua família, de acordo com aquilo que VOCÊ ACREDITA E DESEJA.

É um processo que busca auxiliar nas mudanças no contexto familiar a partir de seu próprio desenvolvimento. Aprimora a experiência de vida e bem-estar das famílias através de ferramentas claras e orientadas para a ação que melhoram as habilidades parentais e colocam o sistema familiar em harmonia, mesmo que o processo seja realizado por apenas um membro da família.

Segue o depoimento de uma cliente que está no meio do processo e que encontrou no Coaching Parental uma oportunidade para se conhecer melhor e assim poder estabelecer uma comunicação mais sincera com a família toda promovendo a harmonia que deseja.

Na verdade o Coaching Parental me achou, pois nunca tive pretensão de participar deste tipo de processo, pois até então não conhecia este tipo de metodologia. Mas como precisei (e preciso) resolver questões internas comigo mesma, para depois conseguir retomar minha vida familiar de forma plena, em um cenário de harmonia familiar e em harmonia comigo mesma, e de acordo com as minhas vontades, podendo ser eu mesma e dando o melhor de mim para as pessoas que amo, resolvi aceitar o desafio e encarar o processo. O Coaching Parental tem feito com que eu consiga abrir minha "caixa preta" tirando para fora as coisas boas e ruins, e tenho conseguido organizar estes sentimentos de acordo com os meus valores (pois neste processo também descobrimos eles, embora sabemos que ele existam) e do que realmente é importante para a minha vida!

É um processo de transformação que transforma a família inteira.


Quer saber mais sobre Coaching Parental?

Entra em contato comigo. Vai ser um prazer apresentar um pouco mais dessa metodologia que me conquistou e tenho certeza que vai te conquistar também!

Estou aguardando o teu contato!

Acompanhe outras postagens, curtindo e seguindo a minha página do Facebook https://facebook.com/elisalempek/

Elisa Lempek
www.elisalempek.com.br